This website works best with JavaScript enabled
BT Petcare - шаблон joomla Оригами

Renovare MedLab

 

(64) 3636 . 6523 
(64) 99960 . 8683
.::. EXAMES .::. Informações de Coleta

COLETA DE ESCARRO

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório, e tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.

 

CULTURA DE URINA (UROCULTURA)

As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa. Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao levantar-se. Fora deste horário, ficar pelo menos 2 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o restante em recipiente apropriado. O volume deve corresponder a dois dedos de altura. Não se deve utilizar vidros esterilizados em casa. A amostra deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível e, caso haja demora, poderá ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 1 horas.

 

ESPERMOGRAMA

O paciente deve ficar em total abstinência sexual por 2 a 7 dias antes do exame, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos dois dias anteriores nem em período superior a sete dias (sem relações nem masturbações). A coleta deve ser realizada preferencialmente no laboratório. Antes da coleta, deve-se urinar e lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro e enxugá-los com toalha limpa. O esperma deve ser colhido por meio de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha. Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado. Após a coleta, deve-se fechar bem o recipiente e anotar a hora exata em que terminou. Se a coleta for efetuada no laboratório, avisar aos técnicos na hora do término. É necessário fornecer ao laboratório os seguintes dados: profissão, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações e número de filhos (caso tenha).

 

EXAMES DE SANGUE

É preconizado um período de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Devem ser evitadas coletas de sangue após períodos muito prolongados de jejum – acima de 16 horas. O período de jejum habitual para a coleta de rotina de sangue é de 8 horas, exceto para o exame Perfil Lipídico (colesterol total, o colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos), que o jejum deve ser de 12 horas e a Glicemia de Jejum a partir de 10 horas de jejum.  Quando se tratar de situações especiais, por exemplo, crianças de baixa idade, pode ser de 1 ou 2 horas apenas. O jejum se trata apenas de restrição alimentar, portanto os pacientes podem ingerir água.

 

EXAMES MICOLÓGICOS

Couro cabeludo e pelos: A coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos um dia antes do exame. Pele: Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Se o paciente estiver em uso de medicamentos, a coleta só poderá ser efetuada após uma semana sem a utilização. Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material. Unhas: Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

 

GLICEMIA PÓS PRANDIAL

Este exame geralmente é solicitado junto com a Glicemia de Jejum e deverão ser realizadas no mesmo dia. Paro o exame de Glicemia pós prandial, o paciente deve alimentar normalmente e comparecer exatamente 2 horas após o almoço para colher nova amostra. Chegar preferencialmente ao laboratório 10 minutos antes de completar às 2 horas para realização da coleta. Este critério deve ser seguido rigorosamente.

 

PARASITOLÓGICO DE FEZES

Defecar em local limpo e seco. Retirar do início, meio e fim da amostra. Pode ser colhida qualquer evacuação do dia. Se houver eliminação de muco, pus ou sangue, colocar amostras que os contenham. Leve imediatamente a amostra ao laboratório. Caso a coleta tenha sido à noite, guardar o material na geladeira e não congelar. As mulheres devem evitar colher as fezes no período menstrual. Em caso de criança com poucos meses, colher as fezes da fralda logo após a evacuação. Não usar laxante. Se tiver prisão de ventre, usar supositório de glicerina. Se houver eliminação de outro material (por ex. vermes ou parte destes), deve ser colocado em outro recipiente limpo.

 

PSA

Após ultrassom trans-retal, aguardar 24 horas; após exercícios pesados, aguardar 24 horas; após toque retal, aguardar 2 dias; após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas após massagem na próstata, aguardar 4 semanas. Necessário abstinência sexual de 3 dias.

 

SANGUE OCULTO

O paciente não pode ingerir carne, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem dar resultados falsos). No quarto dia, deve-se manter a dieta, colher uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local. As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação.

 

×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com id: 515

#fc3424 #5835a1 #1975f2 #2fc86b #f_syc9 #eef77 #020614063440